Rio
Negrinho é uma bela cidade de 42.495 habitantes (Fonte: IBGE, estimat.2020) na divisa
com o Paraná, à 19 Km de São Bento do Sul.
É
um lugar para voltar sempre, pela beleza, pelo clima e por ser um
lugar de gente simples, mas que faz valer a pena viver e conviver em
uma cidade.
Uma
cidade sem luxos, com um comércio de bom tamanho, suficiente para as
necessidades, sem aquelas milhares de lojas desnecessárias de
cidades maiores.
Nos últimos anos a cidade ganhou mais dois centros comerciais com supermercados anexos, os dois estão no Bairro Seminário, próximo ao centro.
Nosso histórico na cidade: Em
2012 ficamos no Hotel Pousada João de Barro, em parte alta da
cidade, com excelente vista panorâmica.
Em
2013, na nossa segunda vez na cidade, repetimos uma noite na João de
Barro e experimentamos e aprovamos a Pousada das Araucárias.
Em
2014 e 2016 somente passamos pela cidade.
Em
2015 ficamos duas noites; em 2017, 2018, 2019 e 2023 voltamos a ficar na
Pousada das Araucárias, ou seja, IMPOSSÍVEL
NÃO VOLTAR À RIO NEGRINHO.
 |
Chaminé que restou do que foi a maior fábrica de móveis da América Latina |
|
Praça Centro Cívico
O grande jardim junto ao largo da Prefeitura Municipal e da antiga chaminé da Móveis Cimo é uma atração imperdível e muito interessante em Rio Negrinho. O paisagismo conta a saga dos imigrantes que escolheram a cidade para iniciar suas vidas.
É uma praça temática contando a história do município.
O passeio de trem Maria-Fumaça, que é uma atração à parte, sai da Estação Ferroviária de Rio Negrinho, desce a Serra do Mar, passando por São Bento do Sul e segue para Corupá após almoço (sendo este opcional, mas que praticamente todos participam) em Rio Natal. É uma viagem no tempo. Durante o trajeto há um guia narrando detalhes da história da linha onde o trem percorre, apresentações musicais e venda de souvenirs e lanches. Precisa ser reservado com antecedência. O trem parte todos os meses aos sábados e retorna aos domingos.
É um programa imperdível, embarcamos em 2013 e repetimos o passeio alguns anos depois.
Mais Informações: https://passeiosdetrem.com.br/viagens
 |
Rio Natal - parada para almoço e após, retorno. |
 |
Rio Natal
|

 |
|
 |
Vista da Serra do Mar a partir do trem
 |
Igreja Santo Antônio
Linda Igreja em uma agradável e simpática cidade. O que mais chama a atenção no lado externo é a torre triangular frontal incorporada à Igreja onde há uma grande abertura em camadas com formato de arcos antes da porta. Internamente o destaque é o altar que fica junto à uma grande abertura em formato de arco, com enorme imagem de Jesus ao fundo e a imagem de Santo Antônio em um pedestal na lateral. Há um detalhe interessante de teto rebaixado no centro da Igreja, lustres e alguns bonitos vitrais.
|
 |
Museu Municipal Carlos Lampe (OBS. O Museu agora está em uma casa ao lado) Uma boa oportunidade de conhecer a residência daquele que foi figura importante em Rio Negrinho. Trata-se do fundador da Cimo, uma das maiores fábricas de móveis do país no auge da sua atuação. A casa é toda de madeira e bela arquitetura, com construção finalizada em 1924. Na parte térrea estão o mobiliário original da casa e no pavimento superior estão itens levados de um outro museu da cidade como utensílios, roupas, fotos antigas, artefatos indígenas, televisores antigos, entre outros. É muito bonito ver o visual da cidade a partir das janelas em ângulo do andar superior. A entrada é gratuita, mas é importante depositar qualquer quantia em uma caixinha disponível no local para a restauração e manutenção da casa.
 |
Praça do Avião Arborizada, com belos canteiros, revestida com pedrinhas portuguesas e uma pontezinha decorativa esta pequena praça possui um detalhe que chama bastante a atenção: uma réplica de antigo avião de combate exposto em um pedestal. Fica ao lado da Biblioteca Pública e em frente ao Museu Carlos Lampe. É uma praça de esquina muito agradável, bonita, bem cuidada e ótima para fotos.

Shopping Ruckl
É um pequeno shopping com dois pavimentos no centro de Rio Negrinho. Possui algumas lojinhas, um restaurante/lanchonete e alguns serviços como salão de beleza por exemplo. Fica próximo à Praça do Avião. Possui estacionamento ao lado, porém pode-se estacionar também na rua, mas é difícil encontrar uma vaga. |
|
|
Para quem sai de Florianópolis, Joinville ou qualquer outra cidade do sul de SC e litoral e vai à Rio Negrinho uma opção interessante é ir pela Serra do Mar em Corupá e voltar pela Serra Dona Francisca, ou vice-versa.
 |
|
Distâncias aproximadas de Rio Negrinho:
São Francisco do Sul (via Serra D.Francisca): 136 Km
Joinville (via Serra D.Francisca): 90 km
Jaraguá do Sul: 66 Km
Rio do Sul (via Timbó): 195 Km
Curitiba: 117 Km
Florianópolis (via Jaraguá do Sul): 250 Km
Timbó (via Jaraguá do Sul): 112 Km
Lages: 286 Km
Mafra: 47 Km
Palmeira: 153 Km
Caxias do Sul: 501 Km
Nenhum comentário:
Postar um comentário