Telêmaco
Borba, a "capital nacional do papel" é uma cidade movimentada devido a grande empresa Klabin e ao reflorestamento gigantesco ao seu redor.
A cidade oferece uma atração inusitada: um teleférico (ou bondinho se preferir) ligando a
cidade ao complexo da empresa Klabin, passando sobre o Rio Tibagi
(veja abaixo).
Na primeira vez (2016) fomos conhecê-la porque estava
no caminho de outra cidade que estava no roteiro, que é Reserva
(vide tópico neste blog). Lá estando fomos à procura de uma
padaria para fazer um lanche e aproveitamos para girar um pouco.
Um
dos destaques é a Igreja Matriz N.Sra.de Fátima, bonita e moderna, mas que na ocasião
estava fechada, não sendo possível a visitação interna, nas outras oportunidades seguintes o mesmo fato se sucedeu.
Visitamos
a cidade mais duas vezes nos últimos anos.
A população do município é de 79.792 habitantes (Fonte: IBGE, estimat.2020)
O bondinho de Telêmaco Borba é um raríssimo exemplo de meio de transporte que foi criado por uma empresa privada para o transporte de seus funcionários e que continua em atividade no Brasil. Mas o mais importante é a oportunidade de qualquer pessoa fazer este passeio, já que é aberto ao público por um valor simbólico e ainda permite conhecer um pouco da estrutura gigante da empresa caminhando por sua área até a portaria da mesma. É um belo passeio de mais de 1.300 metros atravessando o Rio Tibagi, descortinando a cidade e a fábrica. Mas atente para os horários fixados junto ao terminal, pois em dias úteis a última saída da manhã é as 11 mas a volta somente às 12:40.
 |
Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima
Três vezes visitando esta cidade e nas três sem ter a oportunidade de entrar nesta bela Igreja. Não é exclusividade desta, pois o fato já se deu com muitas outras, o que é lamentável, pois geralmente Igrejas são atrações turísticas. As características que compõe o visual externo são a arquitetura moderna e grande área envidraçada e azulada, além de canteiros ajardinados na parte frontal. Imagina-se que seja bonita por dentro também.

Praça dos Pinheiros
Uma bonita e preservada área verde próxima ao centro da cidade, especialmente com muitas araucárias como o próprio nome já diz. Vale a pena dar uma volta a pé por suas trilhas asfaltadas e se não for possível percorrer toda a sua extensão pode-se apreciar a mesma de vários ângulos girando de carro nas ruas ao redor. Possui quadra de esportes e aparelhos para ginástica. Estava sendo revitalizada quando visitamos pela segunda vez em outubro de 2018, a primeira foi em junho onde uma parte já havia sido reformulada.
|
 |
Vista parcial |
 |
Entrada sul
|
Distâncias de Telêmaco Borba:
Castro: 107 Km
Ponta Grossa: 134 Km
Tibagi: 46 KmCuriúva: 46 Km
Ibaiti: 103 Km
Siqueira Campos: 155 Km
Nenhum comentário:
Postar um comentário